|
08 de Junho de 2026
facebook instagram
facebook instagram

08 de Junho de 2026

VARIEDADES Domingo, 04 de Janeiro de 2026, 21:57 - A | A

Domingo, 04 de Janeiro de 2026, 21h:57 - A | A

21 mil atendimentos em Mato Grosso

Programa "Saúde e Bem-Estar" alcança marca histórica

Olhar - Da Redação 

​Iniciativa da Seplag completa oito meses com foco na prevenção de doenças crônicas e valorização da saúde física e mental dos servidores estaduais.

CUIABÁ – Lançado em abril de 2025, o programa Saúde e Bem-Estar, idealizado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), consolidou-se como um pilar fundamental na gestão de pessoas do Governo de Mato Grosso. Em apenas oito meses de operação, a iniciativa já registrou 21.221 atendimentos voltados aos servidores do Poder Executivo estadual.

​O programa adota um modelo de atenção integral, oferecendo um suporte multidisciplinar que abrange áreas estratégicas como:

  • ​Psicologia e Psiquiatria;
  • ​Orientação Nutricional e Endocrinologia;
  • ​Ortopedia e Traumatologia.

​Foco na Prevenção e Qualidade de Vida

​O objetivo central da política é o combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com ênfase no controle da hipertensão, diabetes e obesidade. Para isso, o programa utiliza intervenções baseadas em evidências científicas, que incluem desde a avaliação da composição corporal até o monitoramento constante de indicadores de saúde ocupacional.

​Além dos atendimentos especializados, o balanço de 2025 aponta a realização de 12.645 aferições de saúde em 40 órgãos estaduais localizados na capital. Instituições como a Seduc, Sema, Sesp e a Casa Civil foram contempladas pelas ações itinerantes das equipes de Saúde e Segurança do Trabalho.

​Reconhecimento e Resultados

​Para o secretário da Seplag, Basílio Bezerra, os números refletem uma mudança de paradigma na administração pública. “O cuidado com o bem-estar do servidor é um compromisso da nossa gestão. Esses dados demonstram o investimento contínuo em políticas de valorização de quem move o Estado”, afirmou.

​A secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Lidiane Leite, reforça que a estrutura foi desenhada para equilibrar produtividade e humanização. Segundo ela, o incentivo a hábitos saudáveis fortalece ambientes de trabalho mais eficientes.

​Já o coordenador de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, Flávio Jabra, celebrou o alcance do projeto: “Alcançamos resultados históricos e, hoje, conseguimos atender servidores de todas as regiões de Mato Grosso, superando nossas expectativas iniciais”.

 

*Fonte Seplag MT 

Comente esta notícia

(65) 9 9237-2085
AVENIDA JOSÉ MONTEIRO DE FIGUEIREDO - EDIFÍCIO DOM AQUINO - SALA A - DUQUE DE CAXIAS , CUIABÁ / MT
Olhar Informação
facebook instagram