Os SUVs de entrada, como o Volkswagen Tera 1.0 e o Fiat Pulse Drive 1.3, estão ganhando espaço no mercado brasileiro. O Tera, com preço atual de R$ 105.890, posiciona-se como o segundo modelo mais barato da VW, enquanto o Pulse Drive 1.3 manual custa R$ 99.990. Ambos buscam um visual mais robusto para atrair compradores, com a Fiat utilizando uma grade maior e proteções plásticas, e a Volkswagen apostando em uma frente alta e capô elevado.
No interior, ambos os modelos oferecem espaço similar nos bancos dianteiros, com o Pulse tendo uma ligeira vantagem na segunda fileira. No entanto, o Tera se destaca pelo teto mais elevado e, principalmente, pelo porta-malas maior, com 407 litros contra 370 litros do Pulse. A Volkswagen também aprimorou o acabamento interno do Tera, utilizando materiais mais agradáveis ao toque no painel e nas portas, superando o que era visto em modelos como Nivus e T-Cross.
Em termos de equipamentos de série, o VW Tera 1.0 leva vantagem com seis airbags, frenagem automática de emergência, quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas e detector de fadiga. O Fiat Pulse Drive 1.3, por sua vez, oferece quatro airbags, multimídia de 8,4 polegadas com tela TFT de 3,5 polegadas para o computador de bordo, rodas de 16 polegadas, encosto de cabeça com ajuste de altura e ar-condicionado automático digital, com alguns itens como sensor de estacionamento sendo opcionais.
Mecanicamente, o Pulse Drive 1.3, equipado com motor 1.3 Firefly de 107 cv, é consideravelmente mais ágil que o Tera 1.0 MPI, que entrega 84 cv. O Pulse acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos, contra 15,6 segundos do Tera, e demonstra superioridade nas retomadas. Contudo, o Tera compensa com maior economia de combustível, registrando 17,9 km/l na estrada contra 16,2 km/l do Pulse, e oferece uma cabine mais silenciosa em altas velocidades.
*Fonte Quatro Rodas
No comportamento dinâmico, o Tera apresenta uma suspensão ligeiramente mais firme, proporcionando uma sensação de solidez e uma experiência de condução mais prazerosa, com engates de câmbio precisos. O Pulse, embora tenha um bom acabamento, tem um câmbio manual com curso mais longo. Apesar das diferenças, ambos são bons negócios, mas o Tera é considerado um negócio ligeiramente melhor por oferecer mais equipamentos e conforto pelo valor cobrado, sendo o vencedor deste comparativo.
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