O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que considera que os dias de Nicolás Maduro no comando da Venezuela estão contados, mas também expressou dúvidas sobre a possibilidade de uma guerra com a nação.
Essas declarações foram feitas durante uma entrevista para o programa 60 Minutes da rede CBS, transmitida no domingo, após ser gravada na sexta-feira, 2 de novembro.
Diante da pergunta da jornalista Nora O’Donnell sobre a concentração de navios de guerra americanos no Caribe, perto das águas territoriais venezuelanas, e a possibilidade de um conflito, Trump respondeu: “Eu duvido. Não acho. Mas a Venezuela tem se portado muito mal conosco, e não apenas na questão das drogas”. Trump reiterou acusações de que o regime chavista envia presidiários e pessoas com doenças mentais para os Estados Unidos.
Ao ser consultado diretamente se acreditava que Maduro tinha “os dias contados”, Trump afirmou: “Eu acho que sim”, sem oferecer mais detalhes, sugerindo que a pressão militar e econômica de alta intensidade continuará para derrubar Maduro e induzir uma mudança de regime.
Em relação à ameaça de uma intervenção terrestre, Trump se recusou a responder claramente, dizendo: “Não digo que seja verdade ou mentira. Não me inclinaria a dizer que o faria, mas não vou contar a uma jornalista se vou atacar ou não”. Os Estados Unidos mantêm uma considerável presença militar no Caribe.
últimas




