Cúpula do Centrão afirmam que a bancada bolsonarista já teria votos suficientes para aprovar na Câmara uma anistia aos condenados pelos atos do dia 8 de Janeiro. Segundo lideranças do PP e do Republicanos, os bolsonaristas contariam com “mais de 300 votos”, acima dos 257 necessários.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), calcula atualmente 278 votos a favor da medida, número ainda abaixo da estimativa do Centrão, que se mostra mais otimista quanto ao apoio.
O tema tramita por meio de projeto do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) e é relatado por Paulinho da Força (Solidariedade-SP), integrante do Centrão. O relator defende que a proposta seja chamada de “PL da Dosimetria” e trate apenas da redução das penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos condenados pela trama golpista.
No entanto, bolsonaristas já sinalizaram que, durante a votação, tentarão aprovar um substitutivo para que o texto preveja expressamente uma anistia ampla, geral e irrestrita, permitindo que todos os condenados pelo 8 de Janeiro tenham suas punições revistas.
Especialistas alertam que a aprovação de uma anistia ampla poderia enfrentar questionamentos no STF e gerar novos embates legislativos.
últimas




