DÓLAR R$ 5,57 | EURO R$ 6,49
16 de Julho de 2025
facebook instagram
facebook instagram

Política Sábado, 05 de Abril de 2025, 10:06 - A | A

Sábado, 05 de Abril de 2025, 10h:06 - A | A

SEM DANO

Justiça livra Pedro Taques de ação de improbidade no caso ‘Grampolândia’

O ex-governador de Mato Grosso, Pedro Taques, foi inocentado das acusações de improbidade administrativa no caso conhecido como “Grampolândia Pantaneira”. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (3) pela juíza Célia Regina Vidotti, da Vara Especializada em Ação Civil Pública, que considerou não haver provas de dolo nem de prejuízo ao erário.  

As investigações apuraram fatos ocorridos entre janeiro de 2014 e junho de 2017, durante a gestão do ex-governador, resultando em aproximadamente 178 mil páginas, entre físicas e digitais. Foram cerca de 52 mil interceptações telefônicas feitas neste período.  

Os demais investigados, os coronéis da Polícia Militar Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco, Airton Siqueira Júnior e o cabo da Polícia Militar Gerson Correa Júnior também foram absolvidos.  

Entenda o caso

O esquema dos grampos foi denunciado em uma reportagem Nacional em maio de 2017. De acordo com a denúncia, mais de 100 pessoas tiveram as conversas grampeadas, entre elas, políticos de oposição ao atual governo estadual, advogados, médicos e jornalistas.

Os telefones foram incluídos indevidamente em uma investigação sobre tráfico de drogas. Paulo Taques deixou o governo dias antes do esquema vir à tona.  

Exceto o ex-governador Pedro Taques, todos os suspeitos foram presos durante a Operação. Já o coronel Zaqueu foi o único a ser condenado. A 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar condenou Zaqueu a oito anos de prisão em regime semiaberto.  

Com a nova decisão, Pedro Taques também se vê livre das acusações na esfera cível.

 

 

 

 

Comente esta notícia

(65) 9 9237-2085
AVENIDA JOSÉ MONTEIRO DE FIGUEIREDO - EDIFÍCIO DOM AQUINO - SALA A - DUQUE DE CAXIAS , CUIABÁ / MT
Olhar Informação
facebook instagram