A Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Cuiabá, presidida pela vereadora Maria Avalone (PSDB), promoveu uma reunião especial para discutir a reestruturação da rede de enfrentamento à violência contra crianças e mulheres na capital mato-grossense.
O encontro reuniu representantes dos três poderes, com destaque para a presença da presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), que ressaltou a importância do fortalecimento institucional e da articulação entre mulheres que ocupam espaços de decisão tanto no Executivo quanto no Legislativo.
“Com certeza é muito importante essa reunião da Comissão dos Direitos da Mulher aqui na Câmara Municipal. Hoje temos mulheres ocupando espaços de decisão, e é fundamental que possamos propor políticas públicas eficazes. Acredito muito na educação e também na necessidade de envolver os homens nesse enfrentamento, que deve ser feito por todos, contra qualquer tipo de violência”, afirmou.
Também participou da reunião a secretária municipal da Mulher de Cuiabá, Hadassah Suzannah, que reforçou o papel do Legislativo como espaço de cobrança e diálogo.
“Falar sobre o enfrentamento à violência, ainda mais aqui dentro da Câmara, é muito expressivo. Temos uma Câmara com várias vereadoras que buscam ações. Sempre digo que precisamos disso: de pessoas que nos cobrem, que nos pressionem, para que possamos apresentar resultados. Toda vez que venho aqui, saio com uma caderneta cheia de anotações e compromissos para levar de volta à secretaria”, declarou.
A reunião também contou com a presença de autoridades fundamentais para a rede de proteção, incluindo a juíza titular da 1ª Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, uma promotora de Justiça, delegada da Polícia Judiciária Civil, representante da Secretaria Municipal de Saúde, além da desembargadora e presidente da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Mato Grosso. Vereadoras da Casa também acompanharam a discussão.
A presença dessas autoridades qualificou ainda mais o debate sobre a estrutura e o funcionamento da rede de enfrentamento.
Durante o encontro, a vereadora Maria Avalone destacou a necessidade de transformar os debates em políticas públicas concretas, com a implementação efetiva do orçamento mulher – um instrumento fundamental para assegurar recursos específicos destinados à proteção dos direitos das mulheres.
“Mais do que discutir, é preciso agir. O orçamento mulher precisa ser colocado em prática. No dia 11 de julho, vamos apresentar essa proposta, para mostrar como ele pode realmente ser utilizado como solução para os desafios que debatemos aqui hoje”, afirmou a presidente da Comissão dos Direitos da Mulher.
A reunião reforça o compromisso da Câmara Municipal de Cuiabá com a construção de políticas públicas integradas, eficazes e sustentáveis, por meio da cooperação entre os poderes e da escuta ativa das instituições que atuam diretamente na defesa e promoção dos direitos das mulheres e das crianças.