Uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada em 3 de novembro de 2025, revela que 85% dos moradores do estado do Rio de Janeiro apoiam o aumento da pena para condenados por homicídios ordenados por organizações criminosas.
A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em 40 municípios entre 30 e 31 de outubro de 2025, logo após uma operação policial nos complexos da Penha e do Alemão, com nível de confiabilidade de 95% e margem de erro de 3 pontos percentuais.
Além disso, 72% dos moradores do Rio de Janeiro concordam em enquadrar organizações de crime organizado como organizações terroristas, com 23% contra.
O apoio à medida de aumento de pena varia por espectros políticos: 86% entre lulistas, 82% na esquerda não lulista, 81% entre independentes, 99% na direita bolsonarista e 87% entre bolsonaristas.
Outras questões abordadas na pesquisa incluem o apoio à facilitação da compra de armas de fogo (apenas 24% a favor), a aprovação da PEC da Segurança Pública (52% a favor), a defesa do decreto de Garantia da Lei e Ordem (59% a favor), e a concordância com a criação de um escritório de emergência para combater o crime organizado (94% a favor).
A pesquisa também indicou que 81% aprovam o uso de câmeras corporais por policiais, 58% apoiam a pena de morte para crimes graves, e 51% concordam com a expressão 'bandido bom é bandido morto'.
últimas




