Da Redação Olhar Informação
Já era em tempo: Integração com o Sisbin promete asfixiar facções criminosas com inteligência federal
Em um movimento estratégico para elevar o nível da segurança pública no estado, o governador Otaviano Pivetta assinou, nesta quinta-feira (7), o Termo de Adesão que insere Mato Grosso oficialmente no Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). O ato, realizado no Palácio Paiaguás, coloca o estado em uma rede direta de cooperação com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e outros órgãos federais.
A adesão é vista como um divisor de águas, pois o trabalho integrado é muito mais eficiente do que ações isoladas. Com este acordo, o fluxo de dados entre Cuiabá e Brasília ganha agilidade, permitindo que as forças de segurança locais antecipem movimentos de organizações criminosas e atuem com maior precisão cirúrgica.
Além da Segurança Pública
Embora o foco imediato seja o combate ostensivo às facções, a parceria possui um alcance multidimensional. O compartilhamento de informações estratégicas abrangerá:
- Segurança Alimentar: Monitoramento de cadeias produtivas e proteção do setor.
- Mudanças Climáticas: Dados de inteligência para o enfrentamento de crimes ambientais e desastres naturais.
- Gestão Fazendária: Cooperação para identificar crimes fiscais e lavagem de dinheiro.
O governador destacou que a entrada no sistema garante mais agilidade na proteção do cidadão mato-grossense. A solenidade contou com a presença do diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Corrêa, e da secretária de Segurança Pública, coronel PM Susane Tamanho, reforçando o compromisso de unificar esforços contra a criminalidade.
"A adesão ao Sisbin reforça a capacidade de atuação das forças de segurança e o combate às facções criminosas em Mato Grosso através do compartilhamento estratégico de informações." — Olhar Informação
