DÓLAR R$ 5,56 | EURO R$ 6,48
16 de Julho de 2025
facebook instagram
facebook instagram

Polícia Quarta-feira, 18 de Junho de 2025, 05:42 - A | A

Quarta-feira, 18 de Junho de 2025, 05h:42 - A | A

CONTRADIÇÕES NAS VERSÕES

Juíza torna preventiva prisão de acusado de matar esposa com tiro na cabeça

A juíza Rosângela Zacarkim dos Santos determinou a conversão de prisão em flagrante para preventiva de Fábio Teixeira Santin, 44, investigado pela morte da esposa Janaina Carla Portela Santin, 43, na segunda-feira (16), em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). A decisão foi emitida em audiência de custódia, na tarde desta terça-feira (17). 

 Em sua decisão a magistrada considerou a gravidade da conduta praticada, que em tese, revela que as circunstâncias em que foi desenvolvida a ação apontam para "crime foi praticado no contexto de violência doméstica, com emprego de arma de fogo, dentro da própria residência da vítima, circunstância que revela a brutalidade do comportamento, o qual, à evidência, põe em risco a própria garantia da ordem pública".

 Além disso, ela ressalta que o autuado apresentou diversas versões contraditórias acerca dos fatos, inclusive durante simulação feita no local. Na visão da juiza, tal fato demonstra tentativa de manipulação da cena e a necessidade de sua segregação cautelar para preservação da instrução criminal. "A dinâmica dos fatos, marcada pela contradição, e a aparente tentativa de imputar à vítima a autoria dos disparos, reforçam a periculosidade do agente", acrescenta.

Quanto ao pedido formulado pela defesa de Fábio para substituição da prisão preventiva por domiciliar, a juiza considerou que não merece acolhida, mesmo que ele alegue ser pai de criança menor de seis anos, bem como possuir problemas de saúde, não constam nos autos documentos que comprovem os fatos. Em relação ao filho do casal, não é constatada que a sua presença seja imprescindível aos cuidados do menor, que está sob responsabilidade de sua irmã e prima.

Segundo a Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), foram disparados 6 tiros dentro da casa e encontradas marcas na parede feitas por pistola calibre .380. A arma foi apreendida assim como um carregador com 14 munições intactas.

De acordo com o delegado Ugo Mendonça, que está a frente do inquérito, a hipótese de suicídio foi descartada após os trabalhos da perícia e análise do local do crime. Conforme a autoridade policial, a casa e o corpo da vítima não apresentavam características de que ela tivesse atentado contra vida.

“Na casa, os peritos já haviam detectado a ausência de tiro encostado. Eu acompanhei a necropsia hoje de manhã e juntamente com as médicas e peritos, foi novamente confirmado que não havia esse sinal de tiro encostado na cabeça da vítima, descartando a hipótese de suicídio”, reforçou o delegado.

 A vítima morreu com um tiro na cabeça, disparado na direita para a esquerda, mas não com a arma encostada. “Como não tem esses sinais característicos e só estavam os dois na casa, resta o feminicídio, que é o que nós já estávamos imaginando”, declarou. Além disso, vários outros tiros foram disparados no local, o que faz a polícia acreditar que Fábio tenha alterado a cena do crime.

(Com informações do Portal Gazeta Digital)

Comente esta notícia

(65) 9 9237-2085
AVENIDA JOSÉ MONTEIRO DE FIGUEIREDO - EDIFÍCIO DOM AQUINO - SALA A - DUQUE DE CAXIAS , CUIABÁ / MT
Olhar Informação
facebook instagram