Em 31 de outubro de 2025, a Diretoria Principal de Inteligência (GUR) da Ucrânia conduziu uma operação bem-sucedida para destruir três linhas do oleoduto de produtos petrolíferos Koltsevoy na região de Ramenskoye, na região de Moscou, na Rússia.
Este oleoduto foi crucial para fornecer ao exército russo o combustível necessário, incluindo gasolina, diesel e querosene de aviação, para apoiar seus esforços de guerra.
Apesar da presença de redes de contramedidas de drones e segurança armada, todas as três linhas de combustível explodiram simultaneamente, o que desativou a instalação e afetou significativamente as capacidades militares e a economia do estado agressor.
O chefe da GUR, tenente-general Kyrylo Budanov, enfatizou a eficácia da operação, afirmando que as ações da GUR causaram mais danos à Rússia do que as sanções internacionais.
O oleoduto principal Koltsevoy, com 400 km de extensão, transportava anualmente até 3 milhões de toneladas de combustível de aviação, 2,8 milhões de toneladas de diesel e 1,6 milhão de toneladas de gasolina das refinarias de petróleo em Ryazan, Nizhny Novgorod e Moscou.
últimas




