Em meados dos 40 minutos da segunda etapa, um torcedor do Goianésia proferiu ofensas racistas ao preparador de goleiros e a médica do Mixto. O duelo era válido pela rodada inicial do returno da Série D, no estádio Valdeir de Oliveira.
O confronto de quatro gols, que acabou empatado em 2 a 2, acabou manchado por mais um episódio lamentável pelo crime de racismo. O torcedor foi apreendido em flagrante e conduzido à delegacia, além de ter a exclusão de seu programa de sócio-torcedor e o veto permanente das partidas do clube goiano.
Por meio de nota oficial, o Mixto publicou uma nota de repúdio reforçando o compromisso com a diversidade e a luta contra a discriminação racial.
Além de pontuar o apoio veemente às pautas recorrentes no futebol, a equipe agradeceu o apoio prestado da diretoria do Goianésia, que concedeu o devido amparo para a identificação do autor do crime.
O Alvinegro da Vargas é um dos pioneiros do futebol de Mato Grosso na inserção de atletas negros no elenco, além de, primordialmente, fundar um clube que integrasse homens e mulheres para o entretenimento eclético, cultural e esportivo.
Veja nota do Mixto na íntegra:
NOTA OFICIAL – Mixto Esporte Clube
O Mixto Esporte Clube vem a público repudiar veementemente o lamentável episódio de racismo ocorrido durante a partida contra o Goianésia, válida pela oitava rodada da Série D do Campeonato Brasileiro.
Por volta dos 40 minutos do segundo tempo, um torcedor da equipe mandante proferiu ofensas racistas contra o preparador de goleiros do Mixto e a médica do clube, atitude inaceitável e que fere os princípios do esporte e da sociedade.
Agradecemos a diretoria do Goianésia e as autoridades presentes pelo rápido atendimento, resultando na identificação e prisão em flagrante do agressor, que foi conduzido à delegacia para as devidas providências legais.
O Mixto Esporte Clube reafirma seu compromisso com a diversidade, o respeito e a luta contra todas as formas de discriminação, e exige que medidas rigorosas sejam tomadas para que atos como este não se repitam no futebol e na sociedade.