Da Redação Olhar Informação
Jornalista teve documentos retidos por autoridades migratórias e foi questionado sobre prisão durante o período da ditadura militar; Itamaraty foi acionado.
BRASÍLIA/PANAMÁ – O ex-ministro e jornalista Franklin Martins, que integrou o governo Lula, viveu momentos de tensão ao tentar ingressar no Panamá. Segundo relato enviado ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Martins foi detido por autoridades migratórias no aeroporto e, posteriormente, deportado de volta ao Brasil.
O episódio, que gerou desconforto diplomático, teria ocorrido após uma série de questionamentos feitos pelos agentes panamenhos. O foco das perguntas, segundo o jornalista, foi o seu histórico político, especificamente o período em que esteve preso durante a ditadura militar brasileira.
Documentos retidos e deportação
Em sua denúncia ao Itamaraty, Franklin Martins detalhou que teve seus documentos de viagem retidos logo na chegada ao guichê de migração. Ele relatou ter sido levado para uma sala reservada, onde o interrogatório tomou um rumo político. Sem justificativas claras para a proibição de sua entrada, as autoridades locais decidiram pela sua deportação.
Os documentos do ex-ministro só foram devolvidos no momento do desembarque em solo brasileiro. Franklin Martins é uma figura histórica da esquerda brasileira, tendo tido papel de destaque na militância estudantil e na resistência ao regime militar antes de seguir carreira no jornalismo e na política.
Reação diplomática
O caso está sendo acompanhado de perto pelo governo brasileiro. O Itamaraty busca esclarecimentos junto ao governo do Panamá para entender os critérios utilizados para a detenção e a repatriação forçada de um cidadão brasileiro com o histórico de Martins. Até o momento, as autoridades panamenhas não emitiram uma nota oficial detalhando os motivos técnicos da recusa de entrada.
Olhar Informação: Onde a notícia encontra a verdade e a liberdade de expressão é o nosso norte.
