Resultado de exame laboratorial com objetivo de detectar a influenza H5N1, a gripe aviária, realizado em ave que apresentava sintomas em uma propriedade localizada em Cuiabá deu negativo. De acordo com Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), o exame acabou de ser repassado pelo setor responsável, descartando a doença no animal. Nesse sentido, Cuiabá está livre da gripe aviária. No entanto, surge um novo caso suspeito em análise em município no interior do Estado.
Trata-se de um registro na cidade de Tesouro (379 km ao sul de Cuiabá) que segue em análise aguardando o resultado laboratorial por parte do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). A informação repassada com exclusividade ao programa Cidade Alerta Mato Grosso dá conta de que a situação de Tesouro é semelhante a de Campinápolis (658 km a Leste), pois também se trata de um aviário para subsistência, ou seja, aves para consumo próprio e não comercialização.
"Não há histórico de transmissão do alimento para o ser humano. A carne de ave consumida não transmite. A transmissão se dá de animal vivo para humano, de humano para humano. A população não corre risco em consumir a carne. O Indea tem tomado medidas rápidas. A Secretária Estadual de Saúde (SES-MT) aguarda a confirmação se o animal positivou para também monitorar a população que possa ter sido exposta. Não há risco neste momento a população", informou a superintendente de vigilância em saúde da SES, Alessandra Moraes.
Para conter a propagação do vírus Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), na segunda-feira (9), o governador em exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), decretou emergência sanitária diante do registro.