Da Redação Olhar Informação
SABOR DA BAIXADA: Com o peixe como protagonista absoluto da culinária cuiabana, Prefeitura abre 20 pontos de venda para a Semana Santa; quilo do pescado inteiro será fixado em R$ 25.
Para o cuiabano, peixe não é apenas alimento, é tradição que corre nas veias e no Rio Cuiabá. De olho na celebração da Semana Santa, os comerciantes e piscicultores interessados em participar da Feira Peixe Santo 2026 têm um prazo apertado: as inscrições devem ser realizadas presencialmente até a próxima terça-feira, dia 17 de março.
A feira, que acontecerá entre os dias 30 de março e 3 de abril, é a grande vitrine do pescado na capital, transformando praças e parques em pontos de encontro para quem não abre mão do Pacu ou da Tambatinga na mesa.
Oportunidade Estruturada
A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibilizará estrutura completa (tendas, caixas térmicas e mesas) em locais estratégicos como a Praça Alencastro, Arena Pantanal, Parque Tia Nair e Museu do Rio. Ao todo, 20 pontos serão sorteados entre os primeiros habilitados, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.
Para garantir a qualidade que o consumidor exige e a segurança alimentar, a fiscalização será rigorosa. Os vendedores precisam apresentar nota fiscal de origem com selo sanitário e manter o peixe rigorosamente refrigerado entre 0 °C e 4 °C.
Preço Justo no Prato
Em um momento de atenção ao orçamento familiar, o Peixe Santo chega com preço tabelado para facilitar o acesso da população. As espécies Pacu, Tambacu, Tambatinga, Pirapitinga e Tilápia serão comercializadas a R$ 25 o quilo (inteiro). Serviços extras como limpeza e filetagem podem ter cobranças adicionais, conforme a conveniência do comprador.
Como Garantir sua Vaga
Os interessados devem procurar a sede da Secretaria (Travessa Celso Luis M. de Almeida, 45 - Poção) munidos de:
CPF e Documento oficial com foto;
Comprovante de endereço;
Cadastro atualizado junto ao órgão municipal.
O Olhar Informação celebra nossa cultura: na terra do peixe, o Peixe Santo é o símbolo maior da nossa fé e da nossa gastronomia raiz!
