Da Redação Olhar Informação
Fila própria e cuidado integral: Município reduz dependência da rede estadual para tratar obesidade grave
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá um passo histórico na saúde pública local nesta sexta-feira (8). Com o início dos atendimentos ambulatoriais no Hospital Santa Helena, a capital mato-grossense estabelece sua própria linha de cuidado para pacientes com obesidade grave, eliminando a dependência exclusiva da fila de espera do estado.
Os atendimentos começam às 13h, com uma previsão inicial de 40 consultas mensais. O fluxo de acesso é rigoroso e organizado:
- Porta de entrada: O paciente deve procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.
- Avaliação: Um médico da UBS avaliará critérios como o IMC e condições clínicas gerais.
- Encaminhamento: Caso necessário, a solicitação é inserida no sistema de regulação (SISREG).
Assistência Completa
Diferente de uma simples consulta, a rede municipal passará a oferecer o suporte multidisciplinar necessário para o sucesso do tratamento. Isso inclui exames de alta complexidade (como endoscopia e ultrassonografia) e o acompanhamento vital de especialistas em endocrinologia, psiquiatria e psicologia.
Vale ressaltar que a entrada no ambulatório é o início de um processo de avaliação técnica; a realização da cirurgia depende da indicação final da equipe médica especializada após a análise de cada caso. Atualmente, 54 cuiabanos aguardam pelo procedimento e agora contam com uma estrutura municipal dedicada para acelerar esse cuidado.
"Com a implantação dos atendimentos ambulatoriais na rede municipal, o município amplia o acesso ao tratamento especializado e fortalece a assistência aos pacientes com obesidade." — Olhar Informação
