Dois casos suspeitos de contaminação por gripe aviária em humanos registrados no município de Campinápolis tiveram resultados negativos, após análise de amostras coletadas e enviadas ao Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.
Com isso, a doença em pessoas está descartada em Mato Grosso. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e foi divulgada nesta sexta-feira (13).
Foi também informado pela Secretaria de Estado de Saúde que, como medida de segurança, os pacientes que eram acompanhados continuarão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho.
No começo da semana foi divulgado que 9 casos suspeitos da doença em humanos eram monitorados devido ao contato direto ou indireto com as aves.
Contudo, ainda são aguardados resultados de exames feitos em aves criadas em aviário de subsistência na cidade de Tesouro (379 km ao sul de Cuiabá), no interior do estado. As amostras são analisadas pelo laboratório do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa).
Veja nota na integra:
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que os dois casos considerados suspeitos de gripe aviária em humanos, registrados em Campinápolis, foram descartados após análise do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.
A partir deste momento, Mato Grosso não registra casos suspeitos ou confirmados de gripe aviária em humanos.
Como medida de segurança, os pacientes que eram acompanhados continuarão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinápolis até o dia 17 de junho.
Ascom | SES-MT
últimas





