Entre o poder bélico de EUA e China e a inércia das demais nações, fica o questionamento: onde reside a verdadeira evolução humana?
Não existe terceira via no mundo contemporâneo. Isso é um fato. O cenário global está polarizado entre dois eixos de poder absoluto: Estados Unidos e China. O que chamamos de "terceira via" é, na verdade, o resto do mundo. E a pergunta que fica é: esse resto do mundo tem coragem de enfrentá-los?
Nessa guerra silenciosa — e às vezes barulhenta — entre gigantes, o prejuízo sempre sobra para os demais. É ingenuidade dos mandatários das outras nações acreditarem que existe apenas um culpado ou um único vilão. As duas maiores potências bélicas e econômicas do planeta duelam estrategicamente, mas raramente se enfrentam de forma direta. Elas usam o resto do mundo como palco e ferramenta.
De quem é a culpa?
Se o fato de serem potências lhes confere o "direito" de mandar e desmandar no globo, a culpa maior recai sobre quem permite: o resto do mundo. Na narrativa de escolher um lado, os exércitos aliados e as economias dependentes servem apenas para alimentar o motor dessa disputa.
Já parou para imaginar o que seriam os EUA e a China sem o apoio, os recursos e a submissão do resto do mundo?
A Evolução a Passos Lentos
A evolução do homem ainda caminha com dificuldade. Engana-se quem pensa que evoluir é sinônimo de ser grande ou poderoso. A verdadeira evolução é a capacidade de viver em paz — prioritariamente, em paz consigo mesmo.
Precisamos nos questionar:
- Eu me considero um ser evoluído?
- Eu realmente gosto do que está acontecendo no mundo hoje?
- O que, de fato, significa evolução para mim?
Nessa disputa louca por hegemonia, o amor e a empatia parecem não ter assento à mesa. Somos, infelizmente, cruelmente frágeis diante do que deveria ser a nossa real evolução. E isso é um fato.
Por: Sidney Moreira de Alencar, Empresário, Diretor de TV, Produtor de Eventos e Terapeuta
