É importante reconhecer que os seus hábitos diários influenciam diretamente na sua saúde bucal tanto de forma positiva quanto negativa. Portanto, cultive os bons hábitos e evite aqueles que podem comprometer a saúde dos seus dentes.
Esquecer de escovar os dentes a noite
Escovar os dentes de manhã e a noite são recomendações muito importantes a serem seguidas para a manutenção de sua saúde bucal, principalmente porque as cavidades são formadas durante a noite, que é quando diminui a produção de saliva, não sendo suficiente para neutralizar os ácidos segregados após as refeições. Uma boa escovação deve durar em média 2 minutos e a escova deverá ser trocada sempre que suas cerdas começam a abrir . Antes de realizar a escovação, o ideal é iniciar a higienização bucal com a utilização de escovas interdentais e fio dental para remover os resíduos de difícil acesso.
Abrir objetos ou quebrar alimentos duros com os dentes
Abrir garrafas ou sacos plásticos, cortar fios, quebrar nozes e arrebentar rótulos podem ser ações muito prejudiciais para os dentes . Eles podem ser danificados, rachados ou fraturados.
Colocar piercings na boca
Os piercings na língua são comuns entre os jovens, porém muitos deles não se atentam ao fato de que a boca é um lugar úmido e com milhões de bactérias. Um dos principais riscos é o de infecção, portanto é indispensável verificar as regras de higiene e esterilização dos equipamentos no local onde o piercing será colocado. Além de infecções, o objeto pode causar uma série de desconfortos como hemorragias, inchaços da língua, mais saliva e ainda, o atrito exercido pelo fecho ou a bola pode ocasionar fissuras e estilhaços de esmalte, retração da gengiva ou até danificar a posição dos dentes .
Lanchar ou ingerir bebidas muito doces
O recomendado é limitar a ingestão de açúcares, seja nos lanches ou nas bebidas muito doces. Esses alimentos são considerados um risco para a saude bucal, pois podem facilitar o surgimento das cáries.
Consequências do tabagismo para os dentes
São inúmeras as consequências do tabagismo para os dentes: gengivite (inflamação e sangramento das gengivas),periodontite (afrouxamento dos dentes) que pode levar à sua perda, amarela mento dos dentes , má cicatrização de feridas após cirurgias orais etc. Estes inconvenientes são ainda mais prejudiciais se reforçados pela ingestão de álcool, o que pode contribuir para o enfraquecimento dos tecidos de suporte dos dentes.
Outros grandes inimigos da saude bucal são as drogas, que podem causar inúmeros problemas na boca e nas gengivas. O importante é sempre procurar o seu dentista para as melhores orientações.
Alessandra Vasconcelos
Cirurgia dentista
CRO MT 2146