O Privilégio de Ser "Exennial"
Por: Sidney Moreira de Alencar
O tempo, esse senhor implacável, muitas vezes nos rouba o fôlego pela rapidez com que passa. Mas, para aqueles de nós que nasceram entre as décadas de 50 e 70, o tempo não foi apenas um contador de dias; foi um mestre que nos permitiu testemunhar a maior revolução da história da humanidade.
Nós somos a geração que viveu em oito décadas diferentes, atravessou dois séculos e dois milênios. Somos os "exennials": aqueles que tiveram uma infância analógica e, hoje, desfrutam de uma idade adulta digital. Como diretor de TV e profissional da comunicação, vi de perto essa metamorfose. Saímos do rádio e da TV em preto e branco para o streaming em alta definição. Troquei os pesados equipamentos de edição e os slides pelo imediatismo do YouTube e das redes sociais.
A Arte de se Adaptar à Mudança
Mais do que apenas observar a tecnologia, nós fomos a geração que literalmente se adaptou à mudança. Passamos do telefone com operadora às videochamadas globais; do disco de vinil à música online. Vencemos ameaças invisíveis, da paralisia infantil à COVID-19. Inventamos e reinventamos formas de nos mover, de carros a diesel a veículos elétricos.
Essa trajetória nos deu algo precioso: a resiliência. Na minha atuação como terapeuta, percebo que essa "casca" que criamos ao longo das décadas é um dos nossos maiores ativos. Aprendemos a lidar com o novo sem esquecer as nossas raízes. Somos uma espécie de "testemunhas de tudo".
O Alerta: Não Deixe para "Sexta-Feira"
Contudo, essa vasta experiência traz consigo uma urgência. Como diz a sabedoria popular, a vida é uma tarefa que nos propusemos a fazer em casa, mas quando olhamos, "já é sexta-feira". Quando piscamos, o mês acabou; quando olhamos de novo, 50 ou 60 anos se passaram.
O tempo não para e, nesta fase da vida, não temos mais o luxo de adiar nada. Adiar um abraço, um perdão ou o cuidado com nós mesmos e com o próximo é um risco que não podemos correr. Como promotor de eventos, aprendi que a festa só acontece se houver presença e entrega. Na vida, não é diferente.
Conclusão: Uma Geração Única
Sinto um orgulho imenso de fazer parte deste grupo que soube ser ponte entre o mundo de ontem e o de amanhã. Sigamos firmes, unidos e, acima de tudo, conscientes de que o "hoje" é o nosso bem mais precioso.
A vida foi, e continua sendo, maravilhosa. Não deixe para depois a mensagem, o carinho e a conexão com quem você ama. Afinal, já aprendemos que o "depois" é um lugar que muitas vezes não existe.
Sidney Moreira de Alencar - Empresário ,Diretor de TV, Promotor de Eventos e Terapeuta especializado em Dependência Química.

Maria Amélia 09/02/2026
Muito bonita a sua matéria, uma verdade contada a cada linha escrita, sou dessa geração também vivi cada momento definido por vc. Hoje eu tenho meus netos e conto para eles como era bom tomar banho de riacho,e colher as frutas no pé para comer. Parabéns...........
1 comentários